A terapia comportamental e o terapeuta comportamental.

Por Flávio Pereira

A Terapia Comportamental e o Terapeuta Comportamental.

Terapia e Terapeuta Comportamental

Terapia e Terapeuta Comportamental


Como funciona a Terapia Comportamental?

Terapia comportamental é uma terapia breve porque trabalha com um número reduzido de sessões. O terapeuta comportamental ensina técnicas para que os clientes resolvam os seus problemas atuais e possam evitar desafios futuros. Estas técnicas foram testadas em estudos realizados nas maiores universidades no mundo todo.

Qual a teoria que embasa os métodos da terapia comportamental ?

Nossos pensamentos influenciam sobre nossas emoções e comportamentos. Os comportamentos afetam os pensamentos e as emoções. A  terapia comportamental se baseia em preceitos sobre a função do pensamento no controle da emoção e dos comportamentos.

A personalidade é formada por crenças ou valores que se desenvolvem cedo na vida, como resultado de experiências pessoais e da influência dos pais e da sociedade. As pessoas criam valores rígidos com base em pensamentos distorcidos, suposições errôneas, conceitos vagos e processamento falho das informações. Os valores ou crenças provocam dificuldades nos relacionamentos e na vida em geral.

Para resolver os problemas é preciso ter consciência dos pensamentos distorcidos e das crenças.

Exemplo: um homem que tem pensamentos distorcidos do tipo “dificilmente serei bem sucedido como os outros”, poderá negativamente interpretar uma avaliação boa ou neutra, na escola ou trabalho. A avaliação negativa dele causará comportamentos ruins: desânimo, irritação, frustração e todas as conseqüências dos sentimentos negativos.

terapia comportamental ensina o indivíduo a “pensar sobre o pensamento”  e trazer à consciência os pensamentos automáticos, reconhecer os erros de avaliação e a conseguir o controle sobre os pensamentos.

Como o terapeuta comportamental ajuda o cliente?

Na terapia comportamental o terapeuta ajuda o cliente a ter consciência sobre as crenças e os prejuízos que elas causam e a desfazer os pensamentos distorcidos. O terapeuta ensina o cliente a corrigir o pensamento distorcido que julgava ser infalível. Como corrige? Testando a validade da crença, encontrado falhas nelas e substituindo as mesmas por pensamentos alternativos, mais favoráveis à qualidade de vida e mental. O terapeuta comportamental auxilia o cliente ir à busca da origem das crenças, a enxergar pensamentos irrealistas, os comportamentos destrutivos e a comunicação inadequada.

Como age o terapeuta comportamental?

Na terapia comportamental o terapeuta é prático, vai direto ao ponto. Por isto a terapia é chamada de breve. O cliente não fica analisando durante semanas ou meses as influências dos pais e da sociedade.

Qual o objetivo da terapia comportamental ?

É demonstrar por meio de técnicas que os pensamentos distorcidos e automáticos do cliente, estão ligados a emoções e como estas são originadas das crenças aprendidas na infância, que se originaram de falhas no processamento de informações. A terapia comportamental reeduca o cliente a pensar. Ele aprende a processar adequadamente as informações, sem vincular a elas distorções ou juízos de valores errados.

A Terapia Comportamental trabalha com questionários, tarefas para casa, reflexões.

A Terapia Comportamental trabalha com questionários, tarefas para casa, reflexões.

Quais as ferramentas que o terapeuta comportamental usa?

Formulários para coletar informações, questionários, entrevistas, exercícios de validação de pensamentos e tarefas para serem realizadas em casa. Os exercícios servem para trazer à tona os valores ou as crenças básicas e mostrar ao cliente sobre o que elas causam.

Qual a diferença entre a terapia comportamental e outras terapias?

Na terapia comportamental se difere por ser orientada para um alto grau de colaboração entre o cliente e o terapeuta e pelo uso de técnicas direcionadas para a ação. O terapeuta comportamental é normalmente mais ativo do que os terapeutas de outras formas de terapia.

Na terapia comportamental o cliente é incentivado a ser ativo para assumir as suas responsabilidades na relação terapêutica, porque precisa colaborar com o terapeuta.  A terapia comportamental concentra no trabalho prático e para o senso de “equipe” (terapeuta + cliente). Ela usa o questionamento socrático que consiste em fazer perguntas ao cliente, estimulando-o a refletir, a ser curioso e se envolver na aprendizagem de descobrir padrões de comportamento inadequados. A terapia comportamental é psico-educativa. O terapeuta planeja mini-aulas para esclarecer o cliente e recomenda leitura de livros.

terapia comportamental trabalha com a reestruturação do pensamento porque auxilia o cliente a identificar pensamentos automáticos ou distorcidos e a mudar estes pensamentos.

A terapia comportamental usa técnicas que ajudam o cliente a romper emoções dolorosas, padrões de desesperança, fuga, evitação e a ser habilidoso em padrões de enfrentamento responsável.  Na terapia comportamental o cliente aprende também treinamentos de respiração e de relaxamento, entre outros.

Quantas sessões de terapia comportamental serão necessárias?

Depende das dificuldades  apresentadas pelo cliente, como ele assimila os exercícios e técnicas, como ele adere ao tratamento. Cada caso é um caso. Sugere-se entre 5 a 15 sessões.

Flávio Pereira

Flávio Pereira

Quem é o terapeuta comportamental?
É psicólogo Flávio Pereira. Saiba mais sobre ele.

É FÁCIL CONSULTAR

1 Clique aqui e preencha o formulário »
2 A consulta será agendada rapidamente.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira