Aaron Beck

AARON TEMKIN BECK

Conheça o pai da Terapia Cognitiva

Aaron Temkin Beck , nascido em 18 de Julho de 1921, é um psiquiatra norte-americano e professor emérito do departamento de psiquiatria na Universidade da Pensilvânia.

Beck é conhecido como pai da Terapia Cognitiva e inventor das vastamente utilizadas Escalas de Beck, incluindo a Escala de Depressão de Beck e Escala de Ansiedade de Beck.

Beck é o Presidente do Beck Institute for Cognitive Therapy and Research e Presidente Honorário do Academy of Cognitive Therapy.

Aaron Beck nasceu em Providence, Rhode Island, filho mais novo entre 4 crianças. Os pais de Beck eram judeus imigrantes da Rússia. Seu nascimento foi após o falecimento de uma irmã na epidemia de influenza. Após o falecimento de sua filha, a mãe de Beck ficou severamente deprimida. Beck sofreu de sentimentos de incompetência após uma doença quase fatal causada por uma infecção em uma fratura no braço. Entretanto, Beck começou a trabalhar seus medos e problemas cognitivamente; este provavelmente foi o evento que iniciou o desenvolvimento de sua teoria e terapias anos mais tarde.

Beck é casado com Phyllis Whitman e tem quatro filhos e oito netos. Sua filha, Dra. Judith Beck, colaborou em sua pesquisa.

Beck estudou na Brown University, graduando em 1942. Após, estudou na Yale Medical School, graduando em 1946.

Beck é conhecido por sua pesquisa em psicoterapia, psicopatologia, suicídio e psicometria, que levou à criação da Terapia Cognitiva.Também é o criador da Escala de Depressão de Beck (BDI), um dos instrumentos mais utilizados de mensuração dos sintomas depressivos. Beck criou diversas outras escalas e fundou o Beck Institute, na Filadélfia, no qual sua filha (Dra. Judith Beck) trabalha. Beck acreditava que a depressão é causada devido a visões negativas irrealistas sobre o mundo. Pessoas deprimidas têm uma cognição negativa em três áreas, que são tidas como a tríade depressiva. Elas desenvolvem visões negativas sobre: elas mesmas, o mundo e seu futuro. A Terapia cognitiva também foi utilizada eficazmente em pessoas com transtornos de ansiedade, esquizofrenia e muitas outras perturbações.

Fonte: Wikipedia. Acesse e saiba mais sobre Aaron Beck.

Um abraço,

Flávio Pereira