Aconselhamento Para Dependentes Químicos

Por Flávio Pereira

Aconselhamento de Dependência Química

Aconselhamento de Dependência Química

Aconselhamento Para Dependentes Químicos

A dependência química  ocorre quando uma pessoa se sente compelida a beber ou tomar drogas, mesmo quando tem consequências negativas em sua saúde, vida social, relacionamentos, estudos e trabalho.

Pessoas que usam álcool ou drogas frequentemente tendem a desenvolver  uma tolerância a isso. Resulta em um círculo vicioso, onde os indivíduos precisam tomar mais a substância para alcançar os mesmos efeitos.

Dificilmente os indivíduos se recuperarem da dependência química por conta própria. Eles têm uma chance maior de com ajuda médica e psicológica, fazendo aconselhamento.

Sintomas da dependência química

Os efeitos mais comuns incluem mentir para os entes queridos sobre aonde eles estão indo ou o que estão fazendo, passando por uma mudança completa na forma de agir, tornando-se obcecados com a droga ou álcool. Outras pessoas percebem que o emprego ou a educação começa a ter prejuízo e coisas que antes eram importantes para elas, não parecem mais ser uma prioridade.

Como obter ajuda

O primeiro passo para obter ajuda para uma pessoa com dependência química é dizer a alguém o que está acontecendo. Pode ser um ente querido, um amigo de confiança, um professor, um pastor. O problema inicial está em admitir o vício, o que dificulta a busca da ajuda. Consultar com o seu médico deve ser o próximo passo. O médico psiquiatra fará uma avaliação para decidir que tipo de tratamento de dependência é mais adequado, como a desintoxicação química. Serão consideradas a história pessoal e médica da pessoa, bem como a gravidade da dependência.

A desintoxicação permite que o indivíduo supere a dependência da substância em um ambiente seguro. Medicamentos substitutos são usados em alguns casos de tratamento de abuso de substâncias. Eles ajudam a aliviar os sintomas de abstinência. Programas intensivos de desintoxicação, que acontecem todos os dias, ao longo de várias semanas, estão disponíveis para pessoas que têm uma dependência severa.

Aconselhamento com Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) desempenha um papel importante. Enquanto uma desintoxicação química ajuda a maioria das pessoas com sua dependência física, a dependência psicológica é geralmente a mais complicada de quebrar porque torna-se difícil para ele imaginar a vida sem o vício.

O aconselhamento psicológico com a TCC, na dependência química, ajuda o indivíduo a entender seu vício, bem como educá-lo sobre os efeitos adversos que ele teve em sua vida. Melhora as habilidades de enfrentamento, ajuda a lidar com o estresse e os problemas na vida sem recorrer ao álcool ou às drogas.

O terapeuta  especializado em TCC, educará o indivíduo para entender e evitar seus gatilhos. Os indivíduos precisam ter clareza sobre as situações que os tornam mais propensos a abusar da substância novamente.

A combinação de aconselhamento com TCC e a desintoxicação da dependência química, oferece ao indivíduo melhores chances de uma recuperação bem-sucedida.

Psicólogos aconselhadores, no tratamento de alcoolismo e abuso de substâncias, precisam ter consciência dos problemas distintivos da dependência química, que estão relacionados à natureza de personalidade dos indivíduos.

Para agendar consultas faça contato pelo WhatsApp 41 9.8525-1140  ou telefone 41 3089-8015 ou e-mail flaviopereira@psicologia10.com.br

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira

Dúvidas? Clique aqui e envie um Whats!