Assertividade ou Afirmação Pessoal

Por Flávio Pereira

Assertividade ou Afirmação Pessoal pode ser aprendido por meio de aconselhamento, treino ou coaching, sem precisar de um trabalho que consome mais tempo como a terapia. Durante o coaching você é treinado a dar respostas certas nas diferentes situações que a vida exige. Ser assertivo é ser comunicativo de maneira especial, cativante, diplomática, é saber negociar com os outros, dialogar enxergando os seus direitos sem negar os dos outros. Um indivíduo assertivo rende mais nas relações interpessoais, faz mais amigos no trabalho, valoriza-se mais como pessoa útil à sociedade e a si mesmo, escolhe por si próprio o seu destino e sente-se bem por isto. Uma pessoa assertiva sabe o que quer da vida e dos outros e tem pouco sentimento de culpa sobre suas decisões, não tem vergonha sobre que os demais vão pensar, tem poucas inseguranças e também sabe valorizar o que os outros querem. O indivíduo assertivo é mais respeitado por isto, vive mais e com mais qualidade de vida e é mais feliz. A pessoa assertiva é serena, equilibrada e amigável. Uma pessoa não assertiva age ao contrário, geralmente é insegura, foge das decisões que a vida exige, do enfrentamento saudável ou vive no extremo, culpa os outros e é agressiva.

Assertividade ou Afirmação Pessoal

Assertividade ou Afirmação Pessoal

No coaching de Assertividade ou Afirmação Pessoal, o coachee, aprendiz do coach que é o conselheiro, é treinado a falar a coisa certa, na dose adequada, de forma certa, no momento certo, no tempo e no local certo para a pessoa certa. Uma pessoa assertiva, sabe dizer sim ou não, sabe se afirmar, ela controla a própria vida, expõe com clareza o seu pensamento e sentimento de forma convincente, comunica os seus pontos de vista sem medo e sabe aproveitar ao máximo as situações que a vida proporciona. Ela gera qualidade nas relações pessoais, cooperação e faz amigos verdadeiros. Ela não se deixa manipular pelos outros e sabe defender as suas idéias com tranquilidade e segurança. Uma pessoa assertiva defende seus direitos sem negar os dos outros.

No coaching de Assertividade ou Afirmação Pessoal, você será treinado a desenvolver um estado de comportamento superior, nobre, que o fará expressar sentimentos de modo franco, educado, sinceros, sem ansiedade indevida, sem constrangimento, sem preconceitos. Você aprenderá a reivindicar seus direitos fundamentais, dentro da Lei e da ordem.

No coaching de Assertividade ou Afirmação Pessoal, você será treinado a mudar o comportamento não assertivo (não afirmação), ou mesmo agressivo para o comportamento assertivo. Ao desenvolver comportamentos adequados em cada situação da vida, você irá melhorar a qualidade e a igualdade nos relacionamentos interpessoais e aumentará a sua capacidade de realização. Você aprenderá a saber dizer “não”, a tornar-se mais confiante e a pensar e agir por si próprio.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira