Clínica de Psicologia em Curitiba, atendimento com Psicólogo Flávio Pereira

Por Flávio Pereira

Clínica de Psicologia em Curitiba, atendimento com Psicólogo Flávio Pereira

Psicólogo Clínico

Psicólogo Clínico

 

O psicólogo clínico Flávio Pereira, CRP 08 / 05327, atua em seu consultório em Curitiba, principalmente com as seguintes abordagens:

psicologia cognitivo-comportamental 
psicanálise 
hipnoterapia (hipnose clínica)  
análise existencial (Logoterapia) 
e outras linhas de psicoterapia, além de atuar com coaching (aconselhamento).

A flexibilidade neural, curiosidade, motivação e liberdade de pensamento, permitem que Flávio Pereira atue em várias áreas da psicologia e do conhecimento.

Flávio Pereira entende que cada pessoa é um universo de experiências e conhecimentos e não pode ser enquadrada numa única teoria de psicologia ou linha de tratamento.

O clínico profissional de psicologia não deve ser apenas um mero operador de técnicas, distanciando-se da realidade vivida pelos clientes, muitos deles com tradições culturais diferentes do psicólogo. Este profissional precisa ser dinâmico, flexível, livre das ideologias (= radicalismos) que a própria psicologia impõe e buscar novas formas de enxergar os conhecimentos e novas formas de viver experiências, que vão além de um protocolo de técnicas, métodos e “leis”, muitas delas ditadas justamente por teóricos da psicologia que não vivem a realidade fora dos consultórios.

A clínica de psicologia não é um laboratório que serve apenas para aplicar métodos, técnicas, procedimentos ou testes. Tanto que muitos são validados, depois perdem a validação pelo Conselho Federal de Psicologia.

Dentre desse conceito de maior amplitude e credibilidade pragmática da psicologia clínica, Flávio Pereira atua em várias frentes de trabalho, uma delas como psicólogo organizacional. Apresenta treinamentos empresariais in company ou na sede da sua empresa, o Instituto Flávio Pereira. Muitas experiências são assimiladas  nos cursos in company, junto aos colaboradores das empresas e depois transmitidas aos clientes na clínica de psicologia.

Organizações como indústrias, associações comerciais, sindicatos, empresas públicas, escolas de ensino fundamental e médio, faculdades, universidades, estabelecimentos comerciais, associações de profissionais como OAB, CREA, CRM, realizaram cursos ministrados por Flávio Pereira. Saiba mais, clique aqui.

Flávio Pereira é palestrante profissional. Realizou centenas de palestras e workshops. Saiba mais, clique aqui. Nesse campo aprendeu muito com as interações com os participantes dos eventos.

Psicólogo clínico Flávio Pereira

Psicólogo clínico Flávio Pereira

 

Flávio Pereira realiza supervisão para psicólogos e psicanalistas.
Apresenta cursos de:

Terapia Cognitivo Comportamental
Psicanálise 
Teorias da Personalidade 
Formação de Orientador Vocacional
Formação de Coaching para Psicólogos

Flávio Pereira também leciona cursos para leigos que desejam conhecer a psicologia, seja por motivo de aperfeiçoamento pessoal, cursar no futuro uma faculdade de psicologia ou ainda porque desejam fazer psicoterapia.

Flávio Pereira é instrutor de cursos abertos ao público nas mais diferentes áreas do desenvolvimento pessoal e profissional. Treinou milhares de profissionais liberais, executivos, funcionários públicos e estudantes no Instituto Flávio Pereira, atuando com cursos em pequenos grupos e também com aulas particulares personalizadas. Saiba mais, clique aqui.
Nessa área de atuação, as aulas individualizadas, acumulou a sua maior experiência porque trabalhar face a face com os clientes,  conferiu-lhe muitos conhecimentos que são repassados na clínica de psicologia, na forma de aconselhamento ou coaching.

Flávio Pereira entende que não é possível ser um psicólogo clínico completo, trabalhando a vida toda fechado em um consultório, vendo uma só faceta da realidade do ser humano, entre as quatro paredes. Por isso atua em várias frentes de trabalho para ganhar experiência e ser multifuncional.

É preciso com humildade experimentar as outras faces da realidade, ter uma mente flexível, aberta, motivo pelo qual Flávio Pereira atua com vários tipos de tratamentos (linhas de terapia) , coach, com treinamentos empresariais, consultoria e cursos abertos ao público para pequenos grupos e particulares.

Flávio Pereira também entende que é um equívoco observar as pessoas na clínica de psicologia e classificá-las como portadoras de “doenças mentais ou psiquiátricas”, classificadas no CID-10 e no DSM – V.

CID 10

CID 10

É comum pessoas procurarem psiquiatras e psicólogos e receberem em uma ou duas consultas um código do CID ou DSM, um laudo ou parecer de “bipolar”, “boderline”, quando os tratados de psiquiatria e psicologia são categóricos ao afirmar que é muito difícil fechar um diagnóstico para aquelas e outras “doenças”. Assim como há uma judicialização dos indivíduos e seus conflitos para favorecer receita fácil para advogados, há uma indústria da psiquiatralização ou psicologização dos indivíduos para gerar receita fácil também. No primeiro caso para vender remédios e consultas mensais, no segundo caso para praticar psicoterapias que nunca terminam.

A clínica de psicologia defendida por Flávio Pereira é contra essa mercantilização da saúde mental.

 

 

 

Psicofármacos, remédios para a mente.

Psicofármacos, remédios para a mente.

Outro ponto defendido por Flávio Pereira é trabalhar as questões psicológicas sem o uso de medicação “tarja preta ou vermelha”. Psicofármacos só em casos extremos. Muitos psiquiatras e outros médicos tornam seus pacientes dependentes das drogas legalizadas encontradas nas farmácias. Os pacientes passam a vida toda reféns dessa situação, sofrendo inclusive os efeitos colaterais dos medicamentos. Saiba mais.

 

 

 

Flávio Pereira pensa que cada fundador das teorias da personalidade ou psicoterapias (ex.: Freud, Jung), tem apenas uma compreensão de uma parte do todo, portanto, uma visão bastante limitada diante do universo enorme da psicologia. Ao invés de reconhecer que é só uma parte do conhecimento, aqueles teóricos, tentaram talvez por soberba ou ignorância, convencer os outros de que a parcela de conhecimento que eles abrangem é a mais importante. Criaram uma multidão de profissionais adeptos às suas abordagens, muitas delas viraram ideologias. Está mais no campo da teoria do que da psicologia pragmática, real, vivida, sentida. Como estes psicoterapeutas bitolados poderão dar o devido tratamento às necessidades tão diferentes dos clientes? Como poderão orientar de forma completa? A psicoterapia será eficaz quando o pensamento é unilateral? Que tipo de clínica de psicologia queremos?

Flávio Pereira é autodidata, repele as ideologias psicológicas chamadas de “ciência”, tem uma biblioteca pessoal atualizada sobre psicologia e psiquiatria; descobre novas oportunidades no universo do conhecimento e transmite aos seus clientes e alunos.

Este site é a realização de um sonho: informar sobre o mundo da psicologia e saúde mental, mitos, tabus, realidades, estudos e ética profissional. Saiba mais em APRENDA PSICOLOGIA. 

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira