Clínicas de Psicologia

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

CounselingNas clínicas ou consultórios de psicologia ou psicoterapia você pode encontrar o apoio necessário para superar problemas emocionais, através de aconselhamento ou psicoterapia.

A psicoterapia envolve orientações com base em técnicas de mudança de comportamento como as usadas na terapia cognitiva-comportamental.

A pessoa aprende através de exercícios práticos aprende a mudar os seus comportamentos e sentimentos, mudando o padrão de pensamento.

Que tipo de dificuldades podem ser tratadas na psicoterapia?
R
Veja algumas das dificuldades: depressão, conflitos emocionais e ansiedade; desgaste e estresse, medos e fobias; bloqueios, traumas, auto-estima baixa, timidez, solidão e insegurança; irritabilidade e raiva; uso de drogas, uso excessivo de álcool, tabagismo e dependências de remédios; problemas de sono, preocupações excessivas; divórcio, doenças e brigas; transtornos alimentares, obesidade, problemas familiares e transtornos sexuais; pessoas com tendências suicidas, conflitos conjugais, profissionais e escolares; fracassos e problemas financeiros; falta de iniciativa, complexos, problemas de personalidade; pessoas que desejam fazer orientação vocacional ou profissional; problemas com provas, exames ou testes; problemas com filhos, relacionamento amoroso e relações extra-conjugais; crises de idade, aposentadoria e desemprego; superstições e problemas com crenças religiosas; pessoas que desejam superar hábitos negativos, dificuldades de comunicação e enfrentar situações de perda (morte, casamento, saúde); pessoas que desejam conhecer melhor a si mesmo e buscar o crescimento pessoal.
R
Psicoterapia é coisa para pessoas “fracas” ou pessoas “loucas”?
R
A psicoterapia é para pessoas fortes, decididas, que buscam ajuda de um profissional e se dispõem a lidar com as dificuldades da vida. O psicólogo ajudará você a enxergar as dificuldades sob um novo ângulo, a raciocinar de forma saudável e alcançar soluções mais criativas e eficazes.
R
Como posso saber quando fazer psicoterapia?
R
Quando os seus pensamentos, sentimentos e comportamentos interferirem negativamente na sua vida e das pessoas que o cercam. A psicoterapia também ajuda no tratamento das doenças psicossomáticas e na recuperação da autoestima.
R
Qual a diferença entre psicanalista, psicoterapeuta, psicólogo e psiquiatra? Com quem eu devo fazer tratamento?
R
Pode ser qualquer um dos três profissionais.

O psicanalista é o profissional que possui formação em psicanálise, método psicoterapêutico criado pelo médico Sigmund Freud. O curso de psicanálise é administrado pelas Sociedades de Psicanálise, formando psicanalistas em nível de pós-graduação.
R
O psicólogo tem formação superior em psicologia. O psicólogo pode atuar em várias especialidades como psicanálise e terapia cognitivo-comportamental, dentre outras.
R
O psiquiatra é um médico que opta pela especialização em medicina, chamada de psiquiatria. É o único profissional que pode prescrever medicamentos. O psiquiatra pode também ser psicanalista se tiver formação na área.

Os três profissionais fazem psicoterapia e podem ser chamados de psicoterapeutas.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira