Depressão: Como psicólogos podem ajudar você.

Por Flávio Pereira

Depressão, como psicologos podem ajudar você.

Depressão, como psicologos podem ajudar você.

Como psicólogos podem ajudar você.

Pesquisas nos EUA apontam que formas de psicoterapia podem efetivamente diminuir a depressão, a ansiedade, pensamentos negativos, impulsividade, irritabilidade, estresse, etc., e os sintomas físicos do paciente, como dores e fadiga. Pesquisas apoiam cada vez mais o conceito de que a saúde emocional e física estão estreitamente ligadas, e que consultar psicólogos, fazer terapias, pode melhorar a saúde geral de uma pessoa. Estudos mostram que pacientes melhoraram visivelmente após as primeiras sessões.

Como terei garantias de que a terapia funciona?

Ao iniciar as sessões, você deve estabelecer metas claras com seu psicólogo. Você pode querer superar sentimentos de desesperança associados à depressão ou controlar um medo que está atrapalhando a sua vida diária. Certos objetivos exigem mais tempo para serem alcançados do que outros. É um bom sinal se você começar a sentir uma sensação de alívio, alegria de viver e um senso de esperança. As pessoas sentem grande variedade de emoções durante a terapia e algumas sentem dificuldade em expor experiências dolorosas e perturbadoras. Quando você começa a sentir alívio ou esperança, pode ser um sinal positivo indicando que você está começando a explorar seus pensamentos e comportamentos, e que sua vida vai mudar.

Qual o trabalho do psicólogo?

Experiente, imparcial, e na confidencialidade, o psicólogo ajudará o cliente a aproveitar os recursos disponíveis, seus próprios e outros recursos, para lidar com os problemas. O psicólogo também ajudará o cliente a desenvolver novas habilidades e estratégias de solução de problemas. Exemplo típico de trabalho de um psicólogo é tratar a depressão.

Psicologia e Depressão

Os sintomas da depressão são extremamente difíceis de lidar, e as causas podem não ser imediatamente aparentes. Mudanças significativas na vida, como a morte de um ente querido, a perda de um emprego ou a saída de um filho para a faculdade, problemas íntimos de ordem sexual, podem contribuir para a depressão. O psicólogo irá trabalhar para ajudar o cliente a ver um futuro mais positivo e reduzir os pensamentos negativos, autosabotadores que tende a acompanhar a depressão. O psicólogo também ajudará o cliente na solução de problemas em torno de quaisquer mudanças importantes na vida que tenham ocorrido. E o psicólogo pode ajudar a facilitar o processo de luto se a depressão dela resultar de uma perda.

Normalmente, os melhores resultados para essa condição poder vir do tratamento que combina medicação e psicoterapia. Embora os psicólogos não forneçam medicamentos, eles mantêm relações com médicos psiquiatra que são capazes de avaliar a necessidade de um medicamento apropriado. O psicólogo oferece compreensão do comportamento humano e técnicas psicoterapêuticas que podem ser eficazes.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira

Dúvidas? Clique aqui e envie um Whats!