Disfunções ou Transtornos Sexuais Femininos

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

Disfunções ou Transtornos Sexuais Femininos

Disfunções ou transtornos sexuais são problemas que causam sofrimento ou dificuldade no relacionamento. Veja a seguir alguns transtornos:

1. Inibição do desejo sexual ou transtorno do desejo sexual hipoativo: constitue a falta ou diminuição da motivação para a busca de sexo. A pessoa não tem vontade de manter relações sexuais devido a dificuldades de comunicação entre o casal, brigas, falta de intimidade, tabus sobre sexualidade, associações de sexo com pecado ou punições; inibições por causa de traumas sexuais, abuso sexual ou estupro; doenças, problemas hormonais, uso de certas drogas e remédios.

2. Anorgasmia,disfunção orgásmica ou transtorno do orgasmo feminino: é a falta do orgasmo na relação sexual. As causas envolvem problemas nos relacionamentos, conflitos sobre o tema sexualidade, falta de conhecimento do próprio corpo, dificuldade na intimidade ou na comunicação do casal no assunto sexo, alterações hormonais, acidentes que atingem a medula espinhal, corrimentos vaginais, anormalidades na vagina, útero ou dos músculos onde se situam os órgãos genitais.

PSICOEDUCAÇÃO: VEJA O FILME

(O JavaScript não está ativo ou você está usando uma versão antiga do Adobe Flash Player. Por favor instale a última versão do Flash Player.)

3. Vaginismo: contração não desejada da vagina que ocorre quando a mulher imagina que possa vir a ter o ato sexual. A contração atrapalha a introdução do pênis, que se ocorrer causará muita dor. As causas envolvem tabus sexuais , traumas sexuais, experiências sexuais anteriores que originaram sofrimento físico.

PSICOEDUCAÇÃO: VEJA O FILME

(O JavaScript não está ativo ou você está usando uma versão antiga do Adobe Flash Player. Por favor instale a última versão do Flash Player.)

4. Dispareunia: dor genital que ocorre antes, durante ou após o ato sexual. As causas envolvem doenças ginecológicas (corrimento vaginal, alterações no formato da vagina) ou contração da musculatura vaginal durante o ato sexual, devido a conflitos psicológicos relativos à sexualidade.

Quando as causas são psicológicas os transtornos sexuais podem ser tratados com ajuda de psicólogo e terapeuta sexual.

Para agendar a sua consulta clique aqui.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira