Esquizofrenia

A esquizofrenia é uma doença mental grave.

Os critérios para o diagnóstico da esquizofrenia são estes:

• Delírios: crenças errôneas, envolvendo a interpretação falsa de percepções ou experiências.
  • Alucinações: ouvir vozes que não existem.
  • Fala desorganizada, incoerente.
  • Comportamento desorganizado.
  • Sintomas negativos: embotamento afetivo (fechamento, perda de energia), alogia (ausência de idéias, pensamentos) ou abulia, avolição (sem ação, vontade).
  • Disfunção social /ocupacional: no trabalho, relações interpessoais, cuidados pessoais.

Os sintomas devem estar ativos durante por um mês no mínimo.

Devem ser excluídos outros transtornos como esquizoafetividade, depressão maior com psicose, transtornos por abuso por substâncias (drogas, medicamentos), transtornos médicos como traumatismo craniano, vasculite cerebral, derrame e demência.

No livro-manual  Terapia Cognitiva da Esquizofrenia, de Aaro Beck e colaboradores, Artmed, 2010, é integrado os conhecimento biológicos e psicoterapêuticos da esquizofrenia.

Os autores investigam as origens, o desenvolvimento e a recorrência de sintomas-chave, como delírios, alucinações, sintomas negativos e transtorno do pensamento formal. Os capítulos sobre tratamento oferecem um guia completo para direcionar cada tipo de sintoma, enriquecidos com exemplos de caso. Todo o profissional que estude doenças mentais graves ou trabalhe no seu tratamento encontrará neste livro um novo nível de entendimento e as mais recentes técnicas clínicas embasadas teórica e empiricamente.

O tratamento da esquizofrenia inclui medicamentos (consultar psiquiatra) + tratamento psicoterapêutico (consultar psicólogo).

Consultas com Psic. Flávio Pereira: Clique aqui

PSICOEDUCAÇÃO: VEJA O FILME