Fobia Social

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

fobia-socialTimidez é uma característica da personalidade comum nas pessoas. Quando a timidez se apresenta de maneira exagerada, pode vir a se tornar fobia social, conhecida também por transtorno de ansiedade social.

A fobia social caracteriza-se pelo medo excessivo e ansiedade em várias situações sociais, como falar, comer, escrever, praticar atividades físicas e esportivas em público. O fóbico também sente medo exagerado de situações como: namorar, entrevistas de emprego, provas orais, falar em público, ir ao cinema, restaurante, shopping, etc.

Medo de que? De ser rejeitado, de não agradar, de embaraços, de ser exposto a avaliação e de ser ridicularizado. Com fobia social a pessoa prejudica sua vida pessoal, afetiva, financeira e profissional por evitar as situações sociais.

Quando exposta à situação social temida causa grande ansiedade. Alguns sintomas da pessoa com fobia social: falta de ar, tontura, taquicardia, tremor nas mãos, sudorese, diarréias, ataques de pânico, sensação de que vai desmaiar.

Tratamento

Emprego de medicações apropriadas combinadas com psicoterapia cognitivo-comportamental.
Consultas e tratamento em Curitiba: (41) 3029-8026/8497-7426

Veja esta série de filmes sobre fobia social.

(O JavaScript não está ativo ou você está usando uma versão antiga do Adobe Flash Player. Por favor instale a última versão do Flash Player.)

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

FALE COMIGO
Tira dúvidas

Psicólogo Flávio Pereira, 56 anos.

E-mail: flaviopereira@psicologia10.com.br

Skype: flaviopereirap

Telefone: (41) 3095-8015 | 3029-8026 | Emergência: (41) 8525-1140

Facebook Psicologo Curitiba Google+ Psicologo Curitiba