Coaching para Psicólogos, Clinical Coaching Psychology

Formação em Coaching para Psicólogos. Clinical Coaching Psychology

Compartilhe este post

Coaching para Psicólogos, Clinical Coaching Psychology

O que é Coaching?

O coaching é um processo para desenvolver habilidades, descobrir competências, comunicar, orientar, aconselhar, incentivar e motivar, a partir de mudanças comportamentais.

A tarefa do coach (técnico, treinador, instrutor) também chamado de conselheiro pessoal ou profissional, é auxiliar nas decisões do cliente, na melhoraria do desempenho, na criação de condições para ele atingir o sucesso pessoal ou profissional. O coaching é um processo de relacionamento de apoio, de transferência de conhecimento a uma outra pessoa que busca ajuda.

coaching se utiliza de conhecimentos científicos oriundos das diferentes áreas do conhecimento e das ciências, especialmente a Psicologia. As atividades do coaching concentram no desenvolvimento das pessoas, tem portanto relações óbvias com a Psicologia.

O que é o Clinical Coaching Psychology  ou Coaching para Psicólogos Clínicos?

É o coaching que apropria-se dos conhecimentos advindos de qualquer abordagem clínica da Psicologia, para a otimização da experiência de vida e bem-estar dos indivíduos.

Psicólogos têm se especializado cada vez mais nesta ferramenta, o coaching, integrando os seus conhecimentos a fim de aprender novas formas de intervenções, que promovam o bem-estar e o desempenho dos indivíduos. O profissional mais bem preparado nas academias, para assumir o coaching como especialização, é o psicólogo.

Como o Clinical Coaching Psychology  ou Coaching para Psicólogos Clínicos, é visto no universo dos saberes e no campo ético?

Cada vez mais universidades renomadas no mundo oferecem disciplinas e programas de pós-graduação em Coaching Psychology. Há estudos que apontam a efetividade e a cientificidade da prática. No Brasil, o Código de Ética Profissional do Psicólogo, determina que o psicólogo utilize técnicas, procedimentos e teorias que estejam reconhecidamente fundamentados na ciência psicológica.
Sugere-se então que  psicólogo trabalhe com coaching usando-o de forma a complementar o seu trabalho clínico, uma ferramenta a mais, somando à sua abordagem preferida principal.

Embora o coaching não seja regulamentado em nenhuma parte do mundo, o reconhecimento é feito antes pela sociedade civil que o testa e aprova. Um campo estável como o coaching, não demanda regulamentação. O mesmo ocorre com a Psicanálise, a Psicologia Cognitivo-Comportamental e a Programação Neurolinguística (PNL). Como campo estável, crescente e testado pela sociedade, não é preciso intervir com regulamentações.

Ademais, técnicas não regulamentadas hoje, podem ser amanhã como tem acontecido com os testes psicológicos, a hipnose e outras ferramentas.
As práticas psicológicas são dinâmicas e acompanham o desenvolvimento da história e a evolução dos saberes. As práticas que não possuem regulamentação, precisam ser observadas à luz do Código de Ética.

O psicólogo que pratica o coaching, deve zelar sobretudo pelo respeito ao cliente que procura os seus serviços e na execução de uma prática que seja constantemente construída e repensada.  

Para que a ciência se desenvolva, é preciso abertura aos saberes não tradicionais e os profissionais precisam ocupar os lugares de construção desses saberes. Os psicólogos devem fazer o mesmo que outros profissionais fazem, abraçar essa importante ferramenta, o coaching, do contrário, perderão mercado de trabalho.

Objetivos do Curso

1. Capacitar psicólogos clínicos para atuarem como coaches (instrutores), aprendendo as ferramentas e técnicas de coaching, fazendo uso dos demais conhecimentos adquiridos na graduação universitária em Psicologia.

2. Aproveitar as habilidades e as competências adquiridas no curso de Psicologia, na aplicação no processo de coaching.

3. A partir das contribuições do coaching, o participante poderá desenvolver as suas próprias ferramentas, independente da abordagem teórica que adota regularmente.

 Benefícios do curso de coaching para o psicólogo

  • Instrumentalizar-se para ampliar seu valor profissional.
  • Potencializar o valor profissional, visto que muitas ferramentas de coaching fazem parte do repertório dos psicólogos.
  • Ampliar o campo de atuação do psicólogo.
  • Atender a demanda do mercado por coaches profissionais.
  • Atualizar o profissional com novas tecnologias e métodos para lidar com o comportamento humano.

Benefícios para a Psicologia
Contribuir com novas abordagens profissionais de mudança de comportamento.

Conteúdo resumido do curso

  • Coaching: o que é, a origem, nichos de atuação.
  • Diferenças entre coaching, psicologia, psicoterapia, psicanálise e outras formas de atendimento na área de mudança comportamental.
  • A origem e evolução do coaching para psicólogos.
  • Metodologias, técnicas e ferramentas de coaching.
  • Aplicabilidade do coaching no campo de atuação do psicólogo.
  • Criação de estratégias fundamentadas no coaching para otimizar a atuação do psicólogo.
  • Identificar as ferramentas de coaching derivadas dos conhecimentos tradicionais da Psicologia.
  • Qualidades de um coach profissional.
  • Ética e etiqueta para coaches.
  • Treinamento com dezenas de ferramentas de coaching.
  • Marketing e empreendedorismo para coaches.
  • Realização de pelo menos três processos de coaching com clientes.

 Diferenciais

  • Flávio Pereira atua com coaching há 20 anos.
  • Técnicas exclusivas desenvolvidas por Flávio Pereira, unindo várias abordagens.
  • Formação individual, exclusiva, com atenção total ao aluno, diferente de cursos que colocam dezenas de pessoas numa mesma sala, onde não se consegue esinar de verdade.
  • Respeito às diferentes abordagens na área de atuação do psicólogo.
  • Aprender as ferramentas do coaching levando em conta a realidade da Psicologia.
  • Experimentar as ferramentas na prática, na própria vida. Não se trata apenas de um aprendizado meramente teórico.
  • Ao final do curso o psicólogo sairá operando o coaching na vida real dele e auxiliando seus clientes.

 Quem pode fazer o curso de Formação em Coaching para Psicólogos.

Profissionais graduados em Psicologia e estudantes a partir do último ano de graduação clínica. Não há necessidade de registro no CRP, desde que opte por atuar apenas como Coach Profissional, não ostentando publicamente o título de psicólogo.

Posso atuar como coach imediatamente após a conclusão do curso?

Sim. Este é o objetivo do curso.

Qual a validade do certificado?
Ele tem a mesma validade dos certificado emitidos por outras escolas no Brasil e exterior. O coaching não é regulamentado em nenhum lugar do mundo, logo não existem instituições governamentais ou privadas que validem legalmente os certificados. Algumas escolas fazem apelo de marketing, por oferecer “Certificação Internacional”. Tais certificados tem o mesmo valor de quaisquer outros, a diferença é que certas escolas fazem parcerias, algumas suspeitas, por não serem devidamente comprovadas. Adotam o termo “Certificação internacional”, talvez porque se sintam inseguras quanto à própria condição.

Quais os critérios para a emissão do certificado?

  • Leitura do material teórico. 
  • Realização de provas escritas e orais.
  • Participação nas aulas presenciais e online.
  • Demonstração de postura crítica ao que é ensinado.
  • Cumprimento das atividades propostas no curso.
  • Comprovação de pelo menos três processos completos de coaching, com diferentes pessoas.

 Quem é o profissional que apresenta as aulas?

É o professor, palestrante, consultor, psicólogo, coach e educador Flávio Pereira. Há quase três décadas trabalha na área de desenvolvimento pessoal, aconselhamento e psicoterapias. Flávio Pereira trabalha no seu consultório ativamente com técnicas psicológicas.
Por outro lado, apresenta para os alunos outras formas de conhecimentos e saberes universais.

Aprenderei técnicas psicológicas no Curso?
Não. Aprenderá a associar o que já aprendeu na faculdade de Psicologia com as ferramentas de coaching.

Terei algum tipo de suporte após a formação?
Sim. Flávio Pereira permanece como supervisor clínico. Basta contratar as supervisões.

Qual a metodologia de ensino?
Estudo de casos, aulas expositivas, leitura de textos.

Exercícios para fazer em casa. Provas ou testes de conhecimento.
O material de apoio/didático é entregue em cada aula.
Experimentar o processo de coaching em primeira pessoa, supervisionado por Flávio Pereira.

Quantos alunos participam do curso?
As aulas são particulares, individualizadas, personalizadas.
Só você e o professor.

Qual a agenda das aulas?
Você faz a sua. Semana: manhã, tarde ou noite; sábados: manhã ou tarde.
Poderá iniciar imediatamente.

Qual a carga horária do curso?

30 aulas de 1h cada.

Em quanto tempo poderei terminar o curso?
Dependerá de quantas aulas agendar no mês. Sugere-se uma aula por semana para dar tempo de estudar em casa, fazer os exercícios e amadurecer os conceitos. Isso significa que o curso pode ter a duração de 7 meses e meio.
Você também poderá fazer o curso no módulo concentrado. Faz por exemplo, duas aulas pela manhã, duas à tarde, presencial ou on-line, no mesmo dia. Uma vez por quinzena ou por mês.

O curso não é rápido?
Não, porque o ensino é concentrado. A aula individualizada permite aproveitar melhor o tempo, as energias para o estudo e tem mais qualidade. 
Um fator relevante que você deve considerar: é a massificação do ensino. Uma coisa é você aprender com 40, 50, 60 pessoas ou mais, numa mesma sala de aula, sem o contato direto com o professor. Como pode o professor ensinar de verdade sem ter um vínculo direto com o aluno? Na aula personalizada o orientador consegue captar as dificuldades específicas do aluno. Cada indivíduo aprende de uma forma particular. Uns mais rápidos, outros mais lentos e assim por diante.

Ficarei preparado para atuar no mercado tendo apenas uma pessoa como professor/orientador?
Sim, porque o Prof. Flávio vai ensinar tudo o que aprendeu durante décadas no exercício de sua profissão. Sigmundo Freud, só para citar um exemplo entre tantos outros, foi o fundador da psicanálise. Ele formava sozinho psinalistas em seu consultório particular e naquela época os conhecimentos eram bem mais limitados comparados ao que temos hoje.

E se eu não me sentir seguro na hora de atender casos difíceis?
Você pode recorrer à ajuda de profissionais mais experientes, ou ainda encaminhar o cliente para outros profissionais especializados em outras áreas.

Posso fazer o curso a distância?
Sim.  Por meio do Skype.

Qual o investimento?
R$ 3.000,00 à vista

7 x R$ 450,00.
12 x R$ 270,00.

Veja a nossa localização e para fazer a sua inscrição entre em contato.

Compartilhe este post