O medo, como lidar com ele.

Por Flávio Pereira

O medo, como lidar com ele.

O medo é um sentimento comum com o qual todos podem se deparar. O medo é uma emoção humana primitiva que alerta para a presença de perigo e foi fundamental para manter nossos ancestrais vivos. O medo é uma emoção natural e um mecanismo de sobrevivência da esécie. Quando confrontamos uma ameaça percebida, nossos corpos e mentes respondem de maneiras específicas. O medo sempre fez parte das sensações humanas e sempre fará, pois tem a função de proteger. Todos nós experimentamos momentos de medo em nossa vida diária.
Existem centenas de tipos de medos. Exemplos:
Medo a respeito de uma entrevista de emprego,
Medo que possamos perder nosso parceiro ou se traído,
Medo de ficar doente,
Medo na hora de uma consulta médica,
Medo ao fazer um exame na escola,
Medo de mudanças na vida profissional,
Medo da crise de idade,
Medo de perder dinheiro ou não ganhar o suficiente,
Medo de falar em público,
Medo de ser agredido ou assaltado,

O medo é complexo. Alguns medos podem ser resultado de experiências passadas, enquanto outros podem representar um medo de algo totalmente diferente. Outros medos podem ocorrer porque eles causam sintomas físicos, como ter medo de altura, porque eles fazem você se sentir tonto, outros medos surgem mesmo que você esteja simplesmente assistindo a um vídeo ou olhando para uma foto e não esteja em perigo real.

Os cientistas tentam entender exatamente o que é o medo e o que o causa, mas esta é uma tarefa difícil à luz das diferenças entre os indivíduos, em termos do que eles temem e por quê.
O medo abrange intensidades diferentes e várias formas: insegurança, preocupação, ansiedade, fobias, ataques de pânico e distúrbio de estresse pós traumático.
Será que podemos reagir e superar o medo e as inseguranças que nos vêm detendo há tanto tempo?
Sim podemos combater o medo em todas as suas manifestações. O medo não deve controlar as nossas vidas e sim nós devemos controlar o medo. Mas, não devemos eliminar o medo, e nem podemos. Sempre existirá algo que vai provocar o medo. O importante é saber lidar com o medo para sentir-se autoconfiante. O medo provoca vulnerabilidade, mas também ao desafiá-lo você se tornará mais forte. Interessante é que muitas pessoas se beneficiam com o medo e permanecem em uma zona de conforto ou em estado infantil e não precisam enfrentar a vida.

Dicas para vencer o medo:

1. A primeira coisa a fazer é tirar um tempo para que possa se acalmar. Ande por 15 minutos e se distraia.Tire o foco do medo. Feche os olhos e imagine um lugar seguro e calmo, uma praia bonita, uma lembrança feliz da infância. Deixe os sentimentos positivos acalmá-lo até se sentir mais relaxado.

2. Sente numa cadeira e respire profunda e calmamente durante 5 minutos.
3. Enfrente seus medos. Se você entrar em pânico com um elevador, por exemplo, é melhor voltar para um elevador no dia seguinte, repita a operação até se livrar do medo.
4. Imagine o pior que pode acontecer e cuide para o que causa medo não ocorrer. Ex.: medo de ser roubado. Tome medidas para não dar acesso ao ladrão.
5. Olhe para as evidências. Se está com medo de andar de avião, pesquise sobre o assunto e verá que seu medo não tem justificativas.
6. Evite escapar de tudo o que tem de ruim. Não tente ser perfeito. A vida é cheia de tensões. Conviva com elas.
7. Fale com as pessoas sobre seu medo e peça conselhos.
8. Faça o básico. Coisas simples e cotidianas, como uma boa noite de sono, uma refeição saudável e uma caminhada, são muitas vezes as melhores curas para a ansiedade e o medo.
9. Caso não consiga superar seus medos, mesmo seguindo as dicas acima, procure ajuda de um profissional, psicólogo, coach.

Consultas presenciais , entre em contato peloWhatsApp. 41 9.8525-1140, ou e-mail psicologia10.com.br
Consultas via Skype, entre em contato peloWhatsApp. 41 9.8525-1140, ou e-mail psicologia10.com.br

Mais artigos sobre psicologia, clique aqui.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira

Dúvidas? Clique aqui e envie um Whats!