Psicoterapia e Pscicoterapeuta

Psicoterapia, ajuda no bem estar

A psicoterapia é uma forma de ajudar pessoas com dificuldades emocionais ou problemas mentais incluindo doenças graves. Ela ajuda a controlar ou eliminar os sintomas, para que uma pessoa possa viver melhor e aumentar o bem-estar. Problemas tratados pela psicoterapia incluem depressão, ansiedade, dificuldades em lidar com a vida diária,  impactos de trauma, doença físicas, a morte de um ente querido. Existem muitos tipos de psicoterapia e alguns tipos podem funcionar melhor com certos problemas. A psicoterapia pode ser usada em combinação com medicação ou outras terapias.

A psicoterapia pode ser conduzida em várias modalidades: individual, familiar, casal, grupo, e pode ajudar crianças, adolescentes e adultos. A maioria das sessões dura 50 minutos. O relacionamento de confiança entre uma pessoa e seu psicoterapeuta é essencial na psicoterapia.

A psicoterapia pode ser de curto prazo (5 a 10sessões), para questões imediatas, ou a longo prazo (meses ou anos), para lidar com questões antigas e complexas. Os objetivos do tratamento e número de sessões são planejados em pelo paciente e pelo psicoterapeuta.

A confidencialidade e a ética são elementos básicos na psicoterapia. Os pacientes compartilham sentimentos pessoais. O contato físico íntimo com um psicoterapeuta não é apropriado, aceitável ou útil.

A psicoterapia pode ser usada em combinação com medicação para tratar condições de saúde mental mais difíceis. Em algumas situações, a medicação pode ser claramente útil e, em outros, a psicoterapia pode ser a opção melhor. Melhorias no estilo de vida, boa nutrição, exercícios regulares e sono adequado, são importantes no apoio à psicoterapia.

Pesquisas mostram que 75% das pessoas que fazem psicoterapia regular mostram benefícios
em relação  às emoções tóxicas e aos comportamentos prejudiciais, por fazerem mudanças positivas no cérebro e no corpo. Os benefícios da psicoterapia incluem menos incapacidade, menos dias de doença, menos problemas médicos e maior satisfação no trabalho. Pesquisadores que trabalham com técnicas de imagem cerebral, puderam ver mudanças no cérebro depois que uma pessoa passou por uma psicoterapia. Em muitos casos as alterações cerebrais resultantes da psicoterapia foram semelhantes às alterações resultantes da medicação.

Agende sua consulta com o psicólogo Flávio Pereira pelo WhatsApp 41 9.8525-1140 ou telefone 3095-8015 ou envie um e-mail: flaviopereira@psicologia10.com.br