Bulimia Nervosa

A bulimia nervosa é um transtorno alimentar. A pessoa ingere de modo compulsivo grande quantidade de alimentos, seguidos por métodos de compensação, como autoindução de vômitos, uso de laxantes ou diuréticos e prática de exercícios excessivos. A pessoa com bulimia nervosa tenta evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar. Fatores biológicos, psicológicos, familiares e culturais podem causar a bulimia nervosa.

O indivíduo com bulimia nervosa têm vergonha de seus sintomas, evita comer em público e evita lugares onde precisa mostrar o corpo, como piscinas e praia. É obsessivo por assuntos relacionados à comida, peso e forma corporal.

• Vômitos com sangue.
  • Inflamação na garganta.
  • Face inchada e dolorida.
  • Cáries e lesão sobre o esmalte dentário. Desidratação.
  • Dores musculares e câimbras.

Qual a diferença entre anorexia nervosa e bulimia nervosa?

Na anorexia nervosa, o emagrecimento é muito acentuado. Na bulimia nervosa não é a magreza que chama a atenção. As mulheres podem ter corpo escultural, porém cuidam dele de maneira obsessiva. Passam o dia fazendo dieta. Vão a restaurantes e pedem apenas uma salada. De repente comem tudo o que vêem pela frente. Depois podem vomitar 5,10, 15 vezes por dia para evitar o ganho de peso e provocam tantos vômitos que chegam a ferir os dedos.

Tratamento

Equipe multidisciplinar: psiquiatra, psicólogo terapeuta cognitivo comportamental e nutricionista (reeducação alimentar).

Tratamento da bulimia nervosa em Curitiba: 3029-8026.

Veja este filme sobre bulimia nervosa.