Crise de Identidade

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

A identidade é o aspecto mais importante de um indivíduo. Cada pessoa desenvolve a sua. Possuímos características distintas que nos diferenciam dos outros e estão relacionadas com a nossa história de vida pessoal.

O processo de construção de identidade é contínuo e ao longo do tempo podemos nos deparar com situações conflitantes, gerando crises de identidade.

Elas podem ocorrer em qualquer fase da vida e servem para reestruturar a pessoa diante de um mundo em constante mudança. Para um dos maiores estudiosos do tema, Erik Erikson, crise de identidade é um tempo de exploração intensa das diferentes maneiras de olhar para si mesmo. Crises de identidade podem ser resultado de rompimentos como a saída da casa dos pais ou relacionamentos amorosos, da troca de emprego, de incidentes que afetam a forma física como um acidente de automóvel, queimaduras ou até mesmo o processo natural do envelhecimento.

As distorções de pensamento contribuem para esse quadro, distorcendo o sentimento e o ponto de vista acerca de si mesmo.

A crise de identidade pode ser tratada através da terapia cognitivo-comportamental.  É possível obter mudanças significativas no quadro negativo que uma pessoa faz de si mesma.  Ao aprender a identificar corretamente o tipo de “pensamento desajustado”, a pessoa pode agir de forma construtiva sobre as distorções de pensamentos, que podem estar criando conflito em determinada fase da vida. Aprenda sobre a Terapia Cognitiva-comportamental.

Agende consultas.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira