Encantar Pessoas

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

2210CONHEÇA PRIMEIRO A NATUREZA HUMANA

Essencialmente o ser humano é egoísta. As pessoas estão mais interessadas nelas mesmas.
Você está mais interessado em você mesmo que em qualquer outra pessoa no mundo. Reconhecendo este egoísmo natural do ser humano, você poderá melhor se relacionar com as pessoas.

PROCURE ELOGIAR. Todos gostamos de ouvir um elogio. Para conquistar alguém basta dizer coisas agradáveis. O elogio deve ser sincero. Habitue-se a elogiar e sentirá como você e as pessoas se sentirão melhor. Não exagere nos elogios.

FAÇA AS PESSOAS SE SENTIREM IMPORTANTES. Todos vivemos para sermos reconhecidos. Dê uma forma ou de outra desejamos ser importantes. Para conquistar alguém, faça-a se sentir importante. Dicas:

Fale o nome da pessoa. Nosso nome soa como boa música aos nossos ouvidos.
Ouça com atenção. Repare: quando alguém ouve você com atenção, você se sente importante.
Antes de responder, aguarde uns segundos. Faça uma pausa. Mostrará que pensou e valeu a pena refletir.

OUÇA COM ATENÇÃO. Um bom ouvinte permite ao outro escutar a pessoa mais importante do mundo: ela mesma. Dicas para encantar: Olhe com atenção para quem está falando. Evite ouvir olhando para outras pessoas, coisas ou lugares. Não deixe ninguém ou qualquer barulho interferir. Se alguém estiver atrapalhando diga: “Por favor, deixe-me ouvir o Pedro…” Todos apreciarão seu cuidado com pessoas.
CONCORDE COM AS PESSOAS
Desenvolva uma personalidade tolerante. Ninguém gosta de ser contrariado.
Pessoas adoram aqueles que concordam com elas. Mesmo que não concorde com
uma pessoa, procure extrair da fala dela algo que seja comum, verdadeiro, para você e ela.
Evidencie que concorda com ela. Movimente a cabeça ou fale claramente: “Concordo com você”.
Evite discordar abertamente. Discordando, de preferência não diga nada. Freqüentemente não vale a pena discordar.

EVITE POLÊMICAS, DISCUSSÕES. Apresente seu assunto sem que as pessoas levantem objeções contra você. Não se trata de não ter opinião, mas de evitar discussões desnecessárias. Quem discute perde pontos. Seja diplomata!

DESCUBRA O QUE O OUTRO DESEJA E MOSTRE A ELE COMO CONSEGUIR. Sabendo o que o outro quer ficará mais fácil envolvê-lo e encantá-lo, falando a ele o que deseja ouvir. Fale sobre o que as pessoas querem ouvir. Foque nelas, não em você. Por exemplo: se uma pessoa ou um grupo deseja vender mais, mostre COMO podem conseguir o que desejam. Torne-se o herói delas.

CAUSE BOA IMPRESSÃO. De forma geral, nós controlamos as opiniões dos outros sobre nós mesmos. As pessoas opinam a nosso respeito de acordo como nos portamos. Tendemos a responder conforme o comportamento da outra pessoa. Se você quer encantar pessoas deve primeiro passar uma boa impressão. Dicas:

Seja simpático. Quem deseja sucesso pessoal deve sorrir. Antes de dizer qualquer coisa, dê um sorriso sincero!
Mostre entusiasmo. Serve para você construir uma atmosfera positiva e envolvente. Você encantará qualquer pessoa sendo entusiasmado. Ninguém gosta de pessoas de mal com a vida. Evidenciar entusiasmo é um comportamento que deve ser treinado como qualquer outro.
Não queira ser maior que os outros. Não tente ser o maior fazendo com que os outros se sintam menores. Não fique se exibindo, mostrando que só você, quase sempre você, é o melhor para fazer isto ou aquilo. Evite ser arrogante.
O tom da voz é importante. Treine uma voz amigável.

SAIBA AGRADECER.

Demonstre sempre sua gratidão. Treine a “arte de dizer obrigado”. Não sussurre ou engula palavras. Fale com vontade: “obrigado!” Olhe para a pessoa. Sorria. Diga o nome dela. Faz muita diferença falar simplesmente “obrigado”, em vez de  “obrigado, Paulo!” Lembre: nosso nome soa como música aos nossos ouvidos.

Texto extraído da apostila do nosso curso Ética & Etiqueta no Trabalho.

Flávio Pereira

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira