Hipocondria

A Hipocondria é uma preocupação ou um medo exagerado de um indivíduo de ter algum tipo de doença grave. Quando essa preocupação se instala a pessoa passa a interpretar sensações que ela tenha no corpo ou em algum órgão específico como sendo anormais, levando a crença de que pode ser uma doença.

Geralmente não é identificado nenhum tipo de condição médica geral que confirme tais suspeitas do indivíduo, porém, mesmo após exames comprovando a inexistência de certa doença a ideia de que ela está lá persiste na pessoa com Hipocondria. Apesar de se ter a reflexão de que pode ser um exagero, ela não descarta a possibilidade.

A preocupação que este transtorno causa ao indivíduo trás sofrimento ou prejuízos significativos a sua vida, em vários setores como social, pessoal e profissional.

As preocupações frequentes na Hipocondria envolvem sensações corporais como: batimentos cardíacos, sudorese, tosse ocasional, ou outras sensações ambíguas como a pessoa relatar “coração cansado”, “veias doloridas”, etc. O indivíduo percebe esses sinais como sintomas de doenças graves e se preocupa excessivamente, gerando desgaste mental.

A grande diferença em questão a ser compreendia é que, quando uma pessoa sente dores ou algum tipo de sintoma esta pode sim ter uma preocupação com a sua saúde, no entanto, quando exames médicos ou consultas mostram que não há nada de errado, o indivíduo não permanece “preso” a preocupação ou ideia de possuir algum tipo de doença.

Os indivíduos com Hipocondria

podem alarmar-se por verem ou ouvirem a respeito de doenças ou ainda saber de alguém que adoeceu ou por sensações em seu próprio corpo.

A preocupação com a doença se torna o centro da atenção do sujeito, um assunto a ser falado em situações sociais e uma resposta as preocupações cotidianas.

É importante que pessoas com esse transtorno recebam auxílio de um profissional onde este trabalhará com as crenças em questão.

A Terapia cognitiva-comportamental (TCC) ajuda no tratamento do Hipocondria. Saiba mais.