Insônia

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

A Insônia caracteriza-se por dificuldade de iniciar ou manter o sono ou por não ter um bom sono durante a noite causando prejuízos na vida do indivíduo.

O período necessário de sono para que uma pessoa possa estar com suas energias recarregadas e consequentemente ter melhor aproveitamento em suas atividades no dia-a-dia varia de pessoa para pessoa, sendo que a maioria necessita de pelo menos 8 horas diárias.

Os transtornos do sono relacionados com a insônia podem estar presentes por diversos motivos. Este pode ocorrer por razões caracterizadas pelo DSM-IV-TR como Transtornos Primários do Sono como será visto a seguir, pode estar relacionado a algum transtorno mental (é comum, por exemplo, em pacientes que sofrem de Transtorno de Depressão Maior), podendo estar correlacionado também a alguma condição médica ou ainda por abuso de substâncias tóxicas como drogas e álcool.

A Insônia Primária é aquela em que o indivíduo queixa-se de dificuldades para iniciar ou manter o sono ou de um sono não reparador que duram por pelo menos um mês. Em consequência disso a vida social, ocupacional e pessoal desta pessoa é prejudicada. Pessoas que sofrem de insônia comumente relatam terem dificuldades em conciliar o sono e despertam com grande freqüência durante a noite. Pode-se ter a sensação também de que o sono não foi reparador, foi inquieto ou leve demais.

Seu tratamento envolve modificação de hábitos inadequados do indivíduo podendo ser utilizado medicamentos em caso de transtorno mental associado.

A Terapia Cognitiva-Comportamental ajuda no tratamento da insônia. Saiba mais.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira