Compartilhe este post

Psicologia e Negociação

Negociar significa conversar ou discutir assuntos de nosso interesse com outras pessoas.

Você sabia que uma pessoa hábil em negociar ganha prestígio, supera desafios com maior facilidade e é admirada pelos outros?
Você sabia que a falta de habilidade em negociação faz uma pessoa ter prejuízos na vida profissional e pessoal?

Nós negociamos em todas as situações da vida.

Onde se negocia Quem negocia ou com que negociamos
Na empresa Funcionários, acionistas, fornecedores, clientes, governo, sindicatos, etc.
Em casa Familiares, cônjuges, amigos, irmãos, namorados.
Na escola Professores, colegas, funcionários.
Comércio Vendedores, clientes.

É preciso conhecer um pouco de psicologia para negociar. É preciso ter competência emocional 

COMPETÊNCIA EMOCIONAL = saber na prática construir relacionamentos positivos.

COMPETÊNCIA EMOCIONAL = ter comportamento apropriado.

Comportamento gera comportamento.

Em uma negociação 85% das ações estão ligadas à competência emocional, apenas 15% à competência técnica (conhecimento do assunto).

Veja a seguir o que você precisa fazer para ter competência emocional:

Conhecer as necessidades básicas do ser humano: ser valorizado. Estar no controle. Ter auto-estima.

Conhecer as barreiras emocionais e como elas podem prejudicar os relacionamentos. Barreiras emocionais: ressentimentos, ódios, vingança, inveja, reação explosiva, etc.

Ter controle emocional: esconder irritação ou frustração, usar o silêncio em vez da fala.

Evitar conflitos e ressentimentos. Saber lidar com a agressão do outro.

Ter visão objetiva (sem emoção).

Dar sinais de boa vontade. Manter clima positivo. Buscar solução em conjunto (pensar juntos).

TER EMPATIA: demonstrar interesse sincero pela lógica do outro; considerar os sentimentos do outro.

Ser flexível e tolerante. Tolerar quando distorcerem a realidade.

Buscar benefícios mútuos com padrões justos. Criar clima de confiança e respeito mútuo.

Consolidar os relacionamentos e não disputas. Evitar o pensamento “eu ganhei” e “você perdeu”. Prefira: “Nós ganhamos”.

Buscar acordos, parcerias, não vitórias.

Reenquadrar (ver com outros olhos, recontextualizar).

Aceitar as limitações do outro.

Usar frases para amenizar o clima tenso/ minimizar atitudes negativas. Exemplos: “Eu respeito a sua opinião”.“Eu aprecio a sua boa vontade”.“Eu concordo com a sua idéia”.

Saber lidar com o “NÃO”.

Falar menos e ouvir mais.

Dar ao outro a sensação de importância e ser bem sucedido.

Saber “ler” a linguagem corporal e dar respostas apropriadas: gestos, postura, olhar, proximidade, expressão facial, inclinação do corpo, toque, aceno de cabeça.

Saber “ler” a linguagem oral. Saber usar a voz corretamente: intensidade, velocidade, ênfase em certas palavras, pausas, silêncio, emoção vinculada.

Comunicar as preferências com assertividade (ser franco, educado, sincero).

Aprenda a psicologia da negociação fazendo o curso Negociação Eficaz.

Flávio Pereira

Compartilhe este post