Compartilhe este post

Tartamudez ou Gagueira

Tartamudez ou Gagueira é uma perturbação na fluência e padrão de tempo normais da fala, impróprio à idade do indivíduo, caracterizada por ocorrências comuns de um ou mais dos seguintes aspectos:

Repetições ou prolongamentos freqüentes de sons ou sílabas.
Palavras partidas (pausas dentro de uma palavra).
Bloqueio audível ou silencioso (pausas preenchidas ou não preenchidas na fala).
Circunlocuções (substituições de palavras para evitar as problemáticas).
Palavras produzidas com um excesso de tensão física.
Repetições de palavras monossilábicas completas (“Eu-eu-eu vou”).

A Tartamudez ou Gagueira interfere no rendimento escolar ou profissional ou na comunicação social

O grau de perturbação varia e é mais severo quando existe uma pressão como relatar algo na escola, ser entrevistado para um emprego. O prejuízo no funcionamento social pode resultar da ansiedade, frustração ou baixa auto-estima associadas.
A Tartamudez pode limitar a escolha ou progresso profissional.

A Tartamudez pode ser acompanhada por movimentos motores como tiques, piscar de olhos, tremor labial ou facial, abalos da cabeça, movimentos respiratórios ou cerrar os punhos.

O estresse ou a ansiedade exacerbam a Tartamudez.

Transtornos associados: o Transtorno Fonológico e o Transtorno da Linguagem Expressiva ocorrem em uma freqüência maior em indivíduos com Tartamudez do que na população em geral.

A ocorrência da Tartamudez em crianças pré-puberais é de 1% e cai para 0,8% na adolescência.
A proporção entre homens e mulheres é de 3:1.

A criança pode não estar consciente da perturbação. À medida que o transtorno progride, ocorre um curso de exacerbações e remissões. As disfluências tornam-se mais comuns e a Tartamudez ocorre em palavras ou frases mais significativas.

Pesquisas sugerem que até 80% dos indivíduos com Tartamudez se recuperam, e em 60% dos casos a recuperação é espontânea. A recuperação tipicamente ocorre antes dos 16 anos de idade.

As dificuldades na fala podem estar associadas com um prejuízo auditivo, outro déficit sensorial ou um déficit motor da fala.

Compartilhe este post