Transtorno da Personalidade Narcisista

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

Narcisismo: derivado do Mito de Narciso significando um auto-admirador, pessoa com um desinteresse pelo mundo exterior e uma grandiosa imagem de si mesmo.

O indivíduo com Transtorno da Personalidade Narcisista é aquele que possui um sentimento grandioso de sua própria importância, considera-se perfeito, supervaloriza suas capacidades e exagera suas realizações. Com este tipo de posicionamento diante do outro ele pode ser considerado presunçoso e arrogante e muitas vezes difícil de se lidar.

São pessoas que se preocupam com fantasias de sucesso ilimitado, de ter poder, inteligência e beleza que se sobressaem aos outros. São pessoas que se supervalorizam e presumem que os outros também devem fazer o mesmo com relação a eles e se sentem surpreendidos quando não recebem o elogio que esperam e julgam merecer.

A pessoa com este transtorno acredita ser superior aos outros, se considera único e especial e espera ser reconhecido desta forma. Com este tipo de atitude essas pessoas podem se associar somente com pessoas que elas julgam serem especiais ou por terem uma situação elevada. Por exemplo, se necessitarem de algum tipo de consulta, pensam que por serem especiais precisam consultar o melhor médico, dentista, psicólogo, etc. da região.

Outra característica essencial é a exigência de admiração. São pessoas que necessitam serem admiradas pelos outros e sua auto-estima depende dessa admiração. Por apresentarem esse tipo de necessidade a sua auto-estima é instável, podendo chegar a sentimentos de humilhação e menosprezo se não forem invejados ou admirados. Caçam elogios a todo o momento e para consegui-los muitas vezes agem de maneira que cativa os outros a seu redor.

Narcisistas também carecem de empatia. Não demonstram serem sensíveis para os desejos dos outros ou para as suas necessidades. Podem esperar grande dedicação por parte dos outros e sobrecarregá-los de trabalho sem levar em conta o impacto que isso pode trazer às suas vidas.

Gostam que o invejem. E também sentem inveja dos outros. Se uma pessoa com Personalidade Narcisista vê em si perfeição física, por exemplo, pode sentir inveja se alguém fizer um comentário sobre outra pessoa ser bonita. Ou se se vangloriam pela sua inteligência tratam os outros com críticas ou os menosprezam se ouvirem elogios para outras pessoas.

Se reconhecem as necessidades ou desejos dos outros vêem isso como sinais de fraqueza e vulnerabilidade destes.

São pessoas altamente sensíveis às críticas ou derrotas, justamente devido a sua posição de perfeição diante do mundo.

Esse é um tipo de transtorno que deve ser devidamente observado por um bom profissional, pois devido aos seus sintomas pode levar a outros tipos de transtornos como Depressão (por se sentirem muitas vezes humilhados e com baixa auto-estima pelo fato de as pessoas não o elogiarem ou o admirarem o bastante, por exemplo).

A Terapia Cognitiva-comportamental ajuda no tratamento do Transtorno da Personalidade Narcisista. Saiba mais.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira