Transtorno de Personalidade Múltipla

Por Flávio Pereira - Psicólogo em Curitiba

Também conhecido como Transtorno Dissociativo de Identidade, a Personalidade Múltipla é aquela em que estão presentes duas ou mais identidades ou personalidades diferentes que com freqüência se alteram no mesmo indivíduo, cada uma com sua maneira de perceber e interagir com o meio. Neste tipo de transtorno, parece haver um fracasso em integrar vários aspectos da identidade, da memória e da consciência. Cada personalidade da pessoa é vivenciada como se possuísse uma história pessoal, auto-imagem e identidade próprias, inclusive um nome específico, diferente das outras.

Uma característica da personalidade múltipla é a amnésia não apenas para períodos de tempo, mas também em lembranças da infância, adolescência e da própria vida adulta. A transição ocorrida entre uma personalidade e outra é frequentemente ativada pelo estresse psicossocial. O tempo de mudança de uma personalidade para outra pode levar segundos.

Os tipos de comportamentos que podem estar relacionados com as mudanças de identidade, segundo o Manual Diagnóstico dos Transtornos Mentais podem ser:

  • Piscadas rápidas.
  • Mudanças faciais.
  • Mudanças na voz ou na postura.
  • Perturbações no fluxo de pensamento da pessoa.

O número de identidades da pessoa varia de 2 chegando a dezenas personalidades distintas.

O tratamento mais indicado para este tipo de transtorno é a terapia cognitivo-comportamental.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira