Transtorno de Tourette ou de Tiques

Por flavio

10-tique-nervoso

As características essenciais do Transtorno de Tourette são múltiplos tiques motores e um ou mais tiques vocais.

A perturbação causa acentuado sofrimento ou prejuízo significativo no funcionamento social, ocupacional ou outras áreas importantes da vida do indivíduo. Os tiques vocais incluem várias palavras ou sons como estalos, grunhidos, ganidos, fungadas, espirros e tosse. Em alguns casos o tique vocal envolve a coprolalia (tendência involuntária de falar palavras obscenas ou fazer comentários  depreciativos).

Metade dos indivíduos com este transtorno tem os primeiros sintomas com surtos de um tique isolado, como o piscar de olhos, e outros tipos menos comumentes envolvendo outras partes ou face do corpo.

Os sintomas associados ao Transtorno de Tourette são obsessões, compulsões, hiperatividade, distração e impulsividade, desconforto social com a sensação de estar sendo observado pelos outros, vergonha e humor deprimido.

Complicações raras do Transtorno de Tourette incluem ferimentos físicos, como a cegueira devido a deslocamento de retina (por bater a cabeça ou golpear-se) problemas ortopédicos (por flexionar os joelhos, virar excessivamente o pescoço ou a cabeça) e problemas cutâneos (por beliscar-se).

O Transtorno Obsessivo-Compulsivo, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade e Transtorno da Aprendizagem podem estar relacionados ao Transtorno de Tourette.

O transtorno ocorre mais comumente no sexo masculino. Ele inicia durante a infância ou início da adolescência e na maioria dos casos os sintomas diminuem durante a adolescência e a idade adulta.

Durante o tratamento psicológico a família recebe orientações de como lidar com o portador do Transtorno de Tourette.

Agende uma consulta.

Comente este texto!






Voltar para o Topo

Psicólogo Flávio Roberto Pereira

Sobre Flávio Pereira