Treinamento do Cérebro

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Concentração, Raciocínio, Memória, Agilidade Mental, Saúde Mental, Desempenho Cerebral

A melhor maneira de ter bom desempenho na escola ou no trabalho é ter uma boa memória e raciocínio e isto você consegue treinando o cérebro regularmente.

Baseado em pesquisas de neurociências criamos um programa de exercícios destinados a promover ganhos de memóriaconcentração e agilidade mental.

O método consiste em exercícios práticos que enfocam funções cerebrais específicas, os quais influenciam a saúde e o desempenho do cérebro.

Assim como o professor de Educação Física auxilia a melhorar o desempenho físico, no Treinamento do Cérebro, o professor orienta você nos exercícios cerebrais, ajudando-o a verificar o seu progresso.

Objetivos do Treinamento do Cérebro

  • Estimular o cérebro.
  • Melhorar o raciocínio.
  • Aprender a pensar.
  • Desenvolver a concentração.
  • Desenvolver a percepção.
  • Desenvolver a leitura ativa e crítica.
  • Aumentar o capital intelectual.
  • Aprender a trabalhar os “músculos” cerebrais.
  • Aprender a estimular o cérebro.
  • Aumentar o Q.I. (quociente de inteligência)
  • Aprender como funciona o cérebro.
  • Treinar a escuta ativa, o olhar ativo.
  • Aumentar a auto-estima com relação à inteligência.
  • Aprender a gostar de ler.
  • Aprender a ser autodidata: estudar sem professor.
  • Motivar-se para o estudo e trabalho.
  • Aprender a estudar.
  • Aprender a aprender.
  • Aprender a aprender rápido.
  • Aprender a gostar de aprender.
  • Aprender o valor econômico do que aprendeu.
  • Aprender a desenvolver a inteligência.
  • Melhorar o desempenho escolar.
  • Melhorar o desempenho no trabalho.
  • Melhorar o desempenho nos concursos.
  • Pensar estrategicamente.
  • Gerar resultados práticos.
  • Ser mais objetivo.
  • Ter maior velocidade de raciocínio.
  • Ter maior velocidade de ação e decisão.
  • Saber apresentar soluções inteligentes e inovadoras.
  • Capacidade para antever situações e fazer a prevenção de problemas.
  • Usar o pensamento lateral (enxergar múltiplas soluções).
  • Maior flexibilidade de pensamento.
  • Tirar o cérebro da zona de conforto.
  • Identificar habilidades não desenvolvidas.
  • Ser mais competitivo, criativo e produtivo.
  • Lembrar de conteúdos para provas, exames e concursos.

Melhorar a memória:

  • Lembrar de nomes, tarefas, números e compromissos.
  • Lembrar de fatos do cotidiano e assuntos relacionados ao trabalho.
  • Lembrar de conceitos e idéias.
  • Lembrar o que ouve.
  • Estimular a memória.
  • Reverter a perda de memória.
  • Prevenir problemas de memória.
  • Treinar os sentidos (ver, ouvir, tocar, cheirar, sentir o gosto).
  • Promover a longevidade cerebral.
  • Quebrar paradigmas (crenças em valores ultrapassados).
  • Superar preconceitos sobre matérias escolares.
  • Desenvolver novos padrões de comportamento diante do ato de estudar.

Quais as diferenças entre o estudo tradicional e o Treinamento do Cérebro?

Quatro diferenças básicas:

1) Na escola o cérebro do aluno é condicionado muitas vezes a aprender numa postura passiva. O professor fala, o aluno escuta, depois faz a prova. O aluno não faz análise crítica e comparativa dos conteúdos ensinados. Exemplo: ele aprende História e Geografia, mas o professor não ensina a correlacionar os assuntos e a pensar criticamente.

2) Na escola o aluno não aprende a estudar e a memorizar. O estudante decora a matéria e não a compreende, não assimila raciocinando. O aluno estuda para a prova e dias depois esqueceu a maior parte da matéria. Lembra de quanto você estudou? Quantas informações foram esquecidas!

3) Na escola o estudante não sabe exatamente como e onde aplicar o conhecimento na vida pessoal e profissional. Muitos conteúdos estão desconectados da vida real.

4) O aluno desenvolve crenças prejudiciais como “matemática é difícil”, “química é chato”. Ele fica desmotivado para estudar.

5) A aluno é colocado numa sala com 30, 40 ou mais alunos. As necessidades, as expectativas e as dificuldades do estudante, não são tratadas devidamente.

No Treinamento do Cérebro o aluno recebe atenção especial e aprende a dominar o conhecimento através do envolvimento ativo. No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a:

  • Questionar, refletir, criticar, debater, avaliar e opinar.
  • Concentrar, raciocinar, perceber e integrar.
  • Comparar, relacionar, selecionar e julgar.
  • Classificar, ordenar, associar e sintetizar.
  • Planejar, organizar e estruturar.
  • Ver implicações e conseqüências.
  • Interagir com o conhecimento.
  • Encontrar o sentido: aplicar o conhecimento.
  • Contextualizar e descontextualizar.
  • Detectar lógica. Descobrir opções.
  • Romper as crenças negativas sobre o estudo.
  • Associar, desenhar e memorizar
  • Analisar, interpretar e completar.

No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a:

  • A observar, a treinar a percepção ativa.
  • Enxergar aplicações práticas dos exercícios na vida real.
  • Enxergar vantagens em situações aparentemente sem benefícios.
  • Descobrir oportunidades disfarçadas.
  • A sair de situações difíceis.
  • Descobrir relações entre diferentes tipos de informação (ex.: exercício de raciocínio lógico e inteligência emocional).
  • Chegar a soluções através de caminhos mais curtos.
  • Sair do “piloto automático” e experimentar o inesperado.
  • Despertar curiosidade.
  • Experimentar, vivenciar, testar.
  • Falar, escrever, ensinar, fazer.
  • Agir, mudar, solucionar.
  • Aplicar o conhecimento a novas situações.
  • Solucionar problemas.
  • “Dialogar” com o conhecimento.
  • Imaginar, inventar, criar, recriar.
  • Construir e reconstruir.
  • Criar desafios pessoais.
  • Superar limites.
  • Reabilitar-se cognitivamente.
  • Realizar cálculos complicados rapidamente.
  • Aprender atalhos matemáticos mentais.
  • Aprender a fazer contas de cabeça.

Os exercícios do Treinamento do Cérebro são:

  • Práticos
  • Desafiadores
  • Lúdicos
  • Divertidos
  • Apresentados de acordo com a capacidade de cada aluno.

Treinamento do Cérebro ajudará você a explorar ao máximo as suas potencialidades intelectuais.

Você receberá um certificado após completar o programa de exercícios.

Perguntas Frequentes

Analisando o conteúdo de cada treinamento neste site verá a diferença.

Resumimos as diferenças aqui:

No Treinamento do Cérebro: você aprende a desenvolver a memória, o quociente de inteligência (Q.I.), as estratégias de pensamento e aprendizagem, o raciocínio analítico, estimular o cérebro, a inteligência lógica, a percepção racional, a compreensão, a interpretação, a informação consciente; trabalha-se o hemisfério esquerdo do cérebro,

No Treinamento da Mente trabalha-se o hemisfério direito do cérebro, o desenvolvimento interior, o quociente de inteligência emocional (Q.E.): você aprende a desenvolver as relações interpessoais (assertividade, comunicação) e intrapessoais (autoconhecimento), a criatividade, a imaginação, a linguagem inconsciente, as sensações (sentidos) e a analisar os sonhos.

LADO ESQUERDO DO CÉREBRO. Predomina: LADO DIREITO DO CÉREBRO. Predomina:
Razão Emoção
Lógica Intuição
Raciocínio Criatividade. Imaginação.
Racionalidade Espiritualidade
Matemática Artes. Pintura. Cores. Desenho. Imagens. Visual.
Conteúdo Formas. Percepção espacial.
Técnica Assertividade
Fechamento Abertura
Engenheiro Arquiteto
Linguagem consciente Linguagem inconsciente
Letra, conteúdo. Música. Rima. Ritmo.
Compreensão, interpretação Sensação

Pode e é melhor. Quando ativamos os dois hemisférios cerebrais aumentamos o nosso desempenho em todos os sentidos. Para ilustrar: um engenheiro civil (hemisfério esquerdo) será um melhor profissional quando ele treina o seu hemisfério direito (arquiteto). Você pode fazer duas aulas por semana: uma para o Treinamento do Cérebro, outra para o Treinamento da Mente.
Nada impede de você fazer um só treinamento. A escolha do treinamento dependerá da sua necessidade.

Da mesma forma como freqüenta uma academia de ginástica, o aluno pode freqüentar quantas aulas desejar, até sentir que atingiu o ponto ideal quanto a sua necessidade.
Recomenda-se no mínimo três meses de aula.

O aluno aprende a trabalhar todos os processos mentais através de exercícios interessantes. No Treinamento do Cérebro o aluno aprende a estimular o pensamento lógico, a desenvolver a agilidade de pensamento, a inventividade e a estimular a iniciativa pessoal para empreender. O aluno é estimulado a aprender por si próprio, a tornar-se autodidata, desenvolver a autoconfiança e a própria genialidade, para superar os desafios na escola, trabalho e na vida.

A lentidão de raciocínio e a falta de memória tem sido uma das maiores causas de reprovação de muitos alunos e de candidatos a concursos.

Muitos funcionários perdem chances de serem promovidos porque tem baixo desempenho nos estudos.

“Currículos escolares transformam muitas vezes crianças espertas e criativas em crianças desinteressadas, acríticas e conformistas.” Psic. Ursula Santos.

Treinamento do Cérebro ajuda a aumentar a autoestima com relação aos estudos, ao trabalho e a vida em geral, porque o aluno aprende a gostar de estudar, ler e raciocinar, através de exercícios intrigantes. Ele se torna mais alerta, mais curioso, mais ativo e inteligente.

O professor Flávio orientará você passo a passo a partir de exercícios fáceis até você conseguir fazer os mais difíceis. Você precisa quebrar o falso conceito de que é “pouco inteligente”, já nasceu “assim” ou tem a “memória fraca”. Todos podem melhorar. Campeões de concursos públicos e vestibulares relatam em livros que não são gênios. Eles apenas são esforçados e treinam bastante.

Porque desenvolvemos crenças desde a infância. Quando você era criança se tivesse um bons professores de matemática, pacientes, com boa didática, aprenderia a gostar de matemática. Os próprios professores e pais têm crenças erradas sobre estudar matemática ou outra matéria dita “difícil”, e transferem seus bloqueios para os filhos ou alunos. Muitos professores não sabem ensinar matemática. No Treinamento do Cérebro você aprenderá a superar os bloqueios de aprendizagem.

Enigmas, charadas, quebra-cabeças, testes e problemas de lógica, jogos e desafios com palavras e sentenças, habilidades com números e desenhos, jogos de memória, desafios visuais (ilusão de ótica), testes de perspicácia, de percepção, de imaginação, de dedução, perguntas inteligentes, jogos de raciocínio, de inteligência, de conhecimento, de eficiência mental, de paciência, de construção, de solução por exclusão, teste de detetive, etc. Todos os tipos de jogos e exercícios para intrigar, provocar, desafiar e divertir o cérebro.

Os livros limitam-se a apresentar o exercício, na maioria das vezes sem explicar como fazer os mesmos, criar atalhos. No Treinamento do Cérebro o professor ajuda você a correlacionar o exercício com as atividades da vida, ampliando a visão e mostrando o emprego prático dos conceitos, tanto na vida pessoal como na profissional.

A saúde e o desempenho do cérebro podem ser influenciados com exercícios ou “ginástica cerebral”.

Pesquisas de neurociências revelam através de imagens do cérebro (ver fotos ao lado), que atividades específicas melhoram a saúde do cérebro, estimulam a agilidade mental, desaceleram o declínio mental ou envelhecimento cerebral.

O cérebro precisa de novos desafios, do contrário, estaciona numa zona de conforto e é pouco aproveitado.
Os exercícios ajudam o cérebro a se manter mais ativo, por mais tempo, retardando o seu envelhecimento. Da mesma forma como retardamos o envelhecimento fazendo ginástica numa academia.
Trabalhar zonas cerebrais pouco utilizadas amplia o nosso desempenho.

Dois livros excelentes sobre neurociências de cientistas renomados:
Neurociência Cognitiva, Michael Gazzaniga
Neurociência do Comportamento, de Bryan Kolb

Pesquisas de neurociências também revelam que possuímos diferentes tipos de inteligência e que estas podem ser estimuladas.

neurociência comprou que os neurônios – de crianças, jovens ou adultos – crescem, modificam-se, regeneram-se e fortalecem-se quando o cérebro é estimulado com exercícios mentais.

No Treinamento do Cérebro exercícios em todos os níveis de dificuldade são usados para estimular os diferentes tipos de inteligência.

Lingüística, lógico-matemática, visuo-espacial, cinestésico-corporal, artístico-musical, intrapessoal e interpessoal.

No Treinamento do Cérebro as inteligências são trabalhadas para você melhorar seu desempenho em situações reais da vida.

Um  excelente livro sobre o assunto é o Inteligências Múltiplas de Howard Gardner.

A partir das primeiras aulas o aluno percebe os resultados. São centenas de exercícios práticos que ficam incorporados na forma de pensar e agir do aluno.

O aluno pode escolher os dias e horários mais convenientes.
Ele assimila o conteúdo em seu próprio ritmo. O treinamento permite um acompanhamento especial das suas dificuldades e consequentemente um melhor aprendizado. Permite que o aluno interrompa o treinamento a qualquer momento, retomando as aulas quando for conveniente, sem nenhum prejuízo da aprendizagem.

Uma aula ou duas aulas de uma hora por semana.

Sim. É importante treinar diariamente.

Qualquer pessoa a partir de 10 anos de idade: estudantes, executivos, profissionais liberais, pessoas com dificuldades relacionadas à memória, à concentração, ao raciocínio, ao baixo rendimento escolar ou em atividades intelectuais relacionadas ao trabalho. Pessoas que já tem bom desempenho na escola ou trabalho podem melhorar ainda mais o seu rendimento.

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