Alcoolismo, dependência do álcool, álcool

Alcoolismo

Alcoolismo é uma doença em que se caracteriza a dependência do álcool, seu abuso e uso constante podem ser as principais causas. O excesso do uso do álcool pode comprometer o funcionamento do organismo, causando danos que muitas vezes, são irreversíveis.

Um dependente do álcool prejudica não só a si mesmo, mas a todos a sua volta, amigos, família, relacionamentos.

Compulsão do álcool: vontade intensa e incontrolável de consumir o álcool.

Falta de controle: não conseguir parar de consumir depois de ter começado.

Abstinência: Irritações, alterações no humor, dores, ansiedade, suor, enxaqueca. Causados quando o indivíduo deixa de beber.

Impulsão a se fazer de tudo pela droga: Mentir ou enganar entes queridos em decorrência do alcoolismo. Por exemplo.

CONSEQUÊNCIAS DO ALCOOLISMO

O abuso da substância pode contribuir para o surgimento de doenças cardiovasculares, doenças no fígado, canceres, anemias e entre outros. Fora os problemas causados a si mesmo, o dependente do álcool pode causar problemas a outras pessoas, como um acidente de carro em função da embriaguez ao volante, ou agressão física por conta de uma alteração.

TRATAMENTO

Quando se ocorre situações em que o álcool influencia negativamente na vida do indivíduo é recomendado que o mesmo procure uma ajuda profissional na área de saúde. Um médico psiquiatra avaliará e fará recomendação para o tratamento mais adequado. Serão avaliados o histórico médico e pessoal do paciente.

Há várias maneiras para se tratar o alcoolismo, incluindo a desintoxicação, uso de medicamentos, aconselhamento para dependentes químicos, para ajudar a pessoa a entender as razões e sentimentos que a levam a beber, além de criar maneiras de se lidar com a situação.

DESINTOXICAÇÃO: permite que o paciente supere o alcoolismo em um ambiente seguro. Medicamentos substituem as substâncias em alguns tratamentos, aliviando a abstinência e sintomas. Há muitos programas intensivos para desintoxicação, e estão disponíveis para pessoas com um grau maior de alcoolismo.

TEM CURA?

O alcoolismo é uma doença tratável, mas sem uma cura exata. O que significa que um indivíduo estando sóbrio e estabilizado por um tempo, o mesmo sempre estará sujeito a possíveis recaídas. Por conta disso, deve-se evitar qualquer quantidade de álcool. Reduzir o consumo não é uma maneira eficaz de superar a doença. Vencer a abstinência e se livrar dessas correntes do alcoolismo é a melhor saída.

Recaídas são naturais nesse processo, não as defina como um fracasso. Quando o indivíduo passar por uma recaída, o melhor a se fazer, é retomar o foco e persistir.

Está passando por algum desses problemas?

Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br