Descontrole emocional, até onde ele pode te levar

Descontrole emocional, Transtorno bipolar, Bipolaridade, Depressão, Déficit de atenção, hiperatividade, DDA

Compartilhe este post

Descontrole emocional, até onde ele pode te levar

Pessoas com descontrole emocional geralmente possuem um forte temperamento. Dizer que alguém tem um temperamento forte muitas vezes é confundido com um elogio, quando na realidade pode ser uma crítica. Ter esse temperamento pode apontar uma pessoa persistente no que quer, e ao mesmo tempo alguém difícil de se lidar, não importa o que queira, vai atrás passando por cima de todos para conseguir. E quando isso ocorre junto ao descontrole emocional?

Pessoas com forte descontrole emocional tendem a ter duros problemas, psicológicos e emocionais.

Um diagnóstico de bipolaridade seria um dos caminhos para entender melhor as pessoas que sofrem com isso.

Bipolaridade, depressão e DDA

A bipolaridade é um transtorno, em que a pessoa não corresponde de forma coerente à uma situação – ou ela fica inquieta, irritada, impulsiva, desconcentrada sem ter motivos que justifiquem isso – ou em outro momento o comportamento altera-se para alguém apático, para baixo, triste, ansioso, que não sente o prazer nas coisas costuma gostar de fazer, e também ocorre em momentos que não existem razões para isso acontecer.

Quando os sintomas são mais comuns e leves na pessoa, podemos chamar de um descontrole emocional, mas quando são intensos e constantes, causando graves problemas pessoais pode-se caracterizar como um Transtorno bipolar.

Na maioria das vezes ocorre na versão mais leve do transtorno, causando mudanças de humor fora do normal, mas a princípio sem causar danos a outras pessoas ou a si mesmo. O problema está nesses casos, porque é necessário a análise de um profissional para identificar a bipolaridade. Que muitas vezes é confundida com Depressão comum, ou Déficit de Atenção com Hiperatividade (DDA). Confundir com o DDA pode acontecer, pois são semelhantes os sintomas, impulsividade, desatenção, mas o diagnóstico é definido com a coleta de vários outros dados necessários para definir se a pessoa possui DDA, Depressão comum ou a bipolaridade.

Se ocorrer um erro no diagnóstico, confundindo as doenças, a pessoa estará tratando de uma doença que não possui, atrasando ainda mais o processo de melhora.

Para concluir o diagnóstico o psicólogo irá levar outros pontos em consideração além dos sintomas, como por exemplo, o ambiente em que a pessoa vive ou que viveu, relação familiar, e seus comportamentos.

 

Está com problemas de descontrole emocional? Clique aqui para agendar uma consulta.

Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br

Compartilhe este post