doenças psicológicas, transtorno mental, distúrbio mental, ansiedade, depressão

Doenças psicológicas: o que são?

As doenças psicológicas geralmente não se manifestam fisicamente, o que muitas vezes dificulta na sua identificação. Chamada de disfunção, distúrbio ou transtorno mental, há vários fatores que podem causar uma doença psicológica, como por exemplo fator genético, ou ambiente de vivência do indivíduo.

Em ambiente podemos caracterizar como o dia a dia do indivíduo, o estresse, excesso de preocupações, brigas, eventos traumáticos, ocorridos inesperados e até o uso de drogas.

Os transtornos se manifestam de acordo com a sociedade e cultura em que vive o indivíduo.

Das doenças psicológicas mais “famosas” temos a depressão e ansiedade, que são conhecidas como doenças das grandes cidades industrializadas. Em locais onde o mercado industrializado é bem desenvolvido acabam exigindo mais e mais das pessoas, assim gerando um desgaste maior e podendo causar os transtornos psicológicos.

Na área médica existe o DSM (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders). O DSM é um sistema de classificação que organiza um manual para diagnósticos com 5 níveis, que envolvem disfunções, transtornos, distúrbios. Todos profissionais na área seguem esse manual para dar seu diagnóstico.

Níveis classificados pela DSM

1. Transtornos clínicos e mentais, problemas no aprendizado e desenvolvimento (Depressão e ansiedade, por exemplo)
  2. Aqui inclui-se o retardo mental e transtornos de personalidade
  3. Condições medicamente agudas e distúrbio físico, aqui pode-se incluir o distúrbio de Déficit de atenção.
  4. Fatores psicossociais e ambientais (transtornos de aprendizagem e comunicação)
  5. Incapacidade mental, transtornos específicos de aprendizagem, transtorno disruptivo (controle de conduta e impulso)

Nas sociedades de hoje, há vários fatores que influenciam e causam transtornos mentais e perturbações do psicológico. Dentre a maioria das pessoas que sofrem com isso, está presente o excesso da tecnologia e estresse de uma vida agitada. A evolução da sociedade nos beneficia de muitas maneiras, porém, pode nos prejudicar e causar grandes danos também. E é importante estar ciente disso, e ainda mais importante buscar acompanhamento médico, se caso notar alguns sintomas.

Está passando por algum desses problemas?

Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br