O que é Aneurisma?

O aneurisma se caracteriza quando são enfraquecidas as paredes da artéria dilatando a região onde ela se encontra.

Geralmente acontecem quando a veia se divide em duas pois é um local mais sensível devido a bifurcação.

Pessoas entre 44 e 46 anos sendo a maior parte do sexo feminino tem mais chance de desenvolver esse problema.

Em média 5% dos brasileiros tem aneurisma cerebral sem ter um diagnóstico, ou seja, as pessoas só descobrem que tem quando já se encontra em estado crítico.

Ele acontece quando a veia que já está fraca sofre algum tipo de pressão.

Entre as causas estão o trauma e o estresse.

As causas ainda podem vir de uma forma genética, se existem casos desta doença em parente próximos é indicado que se faça exames para que exista a possibilidade do diagnóstico precoce possibilitando o tratamento.

Existem casos em que o aneurisma genético existem em varias áreas no cérebro, chamado aneurisma múltiplo.

Lesões também são um motivo para o aparecimento dessa doença.

Isso pode acontecer decorrente de acidentes e cirurgias por exemplo.

Normalmente os sintomas do aneurisma só aparecem quando ele tem um tamanho maior que o normal e quando ele se rompe.

Muito parecido com o AVC hemorrágico os sintomas do aneurisma ocorrem quando a veia se rompe e existe o vazamento de sangue dentro do cérebro.

A diferença é que o aneurisma é silencioso, e a pessoa só descobre o diagnóstico quando faz exames buscando outras coisas.

Quando acontece esse rompimento do aneurisma a pessoa pode apresentar dores de cabeça intensas e súbitas, podendo causar quedas por causa do desiquilíbrio.

A sensibilidade a claridade vem em seguida. Dependendo da intensidade pode-se dizer quão grave é o quadro do aneurisma.

O vazamento do sangue pode gerar náuseas e vômito muito forte.

A pessoas também sente um cansaço repentino e é preciso ter muita atenção nesse momento pois é propício que ela entre em coma.

Na região intracraniana fica acumulado o sangue que vazou da artéria enrijecendo a nuca.

O sangue também danifica os neurônios pois leva uma atividade elétrica fora do comum entre eles resultando em convulsões.

Quando acontece episódio de confusão mental é recomendado que se leve o paciente imediatamente ao hospital.

Em recorrência do aneurisma pode-se visualizar dificuldades motoras, paralisia e na fala.

Porém é uma doença que tem cura se diagnosticada á tempo. Quando acontece o rompimento existe a chance de ser feita a cirurgia para estancar o sangramento dando à pessoa um a chance de sobrevivência.

Esta doença é bastante grave e evitar o cigarro bebida e drogas ajuda a se prevenir contra ela.

Porém apenas isso  não basta, ter qualidade de vida ou o tratamento dos traumas psicológicos também são fatores fundamentais que devem ser levados em conta com seriedade. Consultando com psicólogo e evitando o estresse fazem parte do tratamento e também devem ser vistos como forma de prevenção contra o aneurisma.

Agende consultas com o psicólogo Flávio Pereira no WhatsApp 41 9.8525-1140.

Consultas pelo Skype: psicologoonline10.com.br

Prefere fazer o curso Supere o estresse! Acesse o  site .