Tabagismo-nicotina-tabaco-fumo-dependência-química-fumante-cigarro

Compartilhe este post

Tabagismo

O tabagismo se caracteriza pela dependência psicológica e física do tabaco. A OMS – Organização Mundial da Saúde define o tabagismo como a maior causa de morte que pode ser evitada no mundo. Segundo pesquisas, 47% de pessoas do sexo masculino fumam, junto a 12% das mulheres no mundo.

CAUSAS DO TABAGISMO

O fator principal que gera o tabagismo e sua dependência, é a nicotina. Presente na fumaça do cigarro, é uma substância psicoativa. A nicotina causa dependência física em relação ao tabaco, junto a uma dependência comportamental, que refere-se as ações em que o indivíduo cria em sua rotina.

Ao consumir o tabaco, a nicotina se conecta aos coletores nicotínicos cerebrais situados na região denominada de sistema de recompensa cerebral (SRC) que são estimulados, soltando a dopamina, neurotransmissor que resulta nas sensações prazerosas, de satisfação. Estes coletores são nominados de alfa4beta2.

Os efeitos prazerosos da nicotina vão embora depois de algumas horas, e seus sintomas negativos aparecem (síndrome de abstinência), trazendo o indivíduo para dentro de um ciclo vicioso. (Preciso fumar para sentir-se bem, se não me sentirei mal), a nicotina causa isso. Seu uso crônico resulta na imunização dos coletores nicotínicos, os mesmos não condizem com a quantidade de nicotina absorvida, o que leva o dependente a aumentar a quantidade de uso para chegar ao efeito desejado.

SINTOMAS DO TABAGISMO:

A abstinência ocorre quando o dependente químico deixa de fumar por um determinado período, ou tenta se livrar do tabagismo. A abstinência resulta em uma série de sintomas devido à falta de nicotina. Alguns deles:

– Estresse

– Insônia

– Preocupações e ansiedade

– Fome excessiva

– Inquietude e agitação

– Afeto na concentração

– Alterações no peso

– Mal humor e irritação

TRATAMENTO E COMO SE LIVRAR DO TABAGISMO

A nicotina causa o efeito de dependência no fumante. Conhecida por ser uma droga muito forte, a nicotina age dentro do sistema nervoso central como algumas outras drogas, como a cocaína. É comum os primeiros dias longe da droga de alguém que sofre do tabagismo serem os mais conturbados e difíceis. Porém, a cada dia que passa, vai ficando mais fácil de se lidar.

Seu tratamento pode ser através de consultas com especialistas da área de saúde, também é possível livrar-se da droga por si próprio, para algumas pessoas pode ser mais difícil do que para outras. Porém, em todos os casos, a efetividade do tratamento depende somente da força de vontade do paciente.

Uma forma de se libertar do tabagismo é através de gatilhos emocionais, que surtem efeitos de motivação para a pessoa deixar a dependência da nicotina. Como por exemplo, muitas fumantes que engravidam deixam de consumir a droga, por conta dos riscos para a gravidez.

 

Está passando por alguns desses problemas?

Marque sua consulta presencial ou por Skype pelo WhatsApp 41 9.8525-1140.
Saiba sobre Consultas via Skype: psicologoonline10.com.br

Compartilhe este post