Transtorno de Ansiedade Generalizada (TAG)

A ansiedade é comum quando uma pessoa se encontra em uma situação da qual precisa mostrar suas habilidades, sua capacidade e dar o melhor de si, porém o excesso dela interferindo em sua vida e atrapalhando em suas tarefas cotidianas pode ser um sinal de transtorno.

O Transtorno de Ansiedade Generalizada ou TAG que tem como característica principal:

• Uma ansiedade ou preocupação excessiva com uma ou mais situações da vida como responsabilidades no emprego, finanças, saúde de membros da família, infortúnio acometendo os filhos ou questões menores tais como tarefas domésticas, consertos no automóvel ou atrasos a compromissos. Esse tipo de ansiedade e preocupação é geralmente acompanhado de pelo menos três sintomas adicionais de uma lista que inclui:
  • Inquietação
  • Fatigabilidade
  • Dificuldade em concentrar-se
  • Irritabilidade
  • Tensão muscular
  • Perturbação do sono

Pode haver tremores, sintomas físicos como sudorese, náusea e diarreia.

Este tipo de transtorno de ansiedade também pode se manifestar em crianças e adolescentes.  Para eles as preocupações excessivas podem ser quanto a sua competência ou qualidade de seu desempenho na escola, no grupo de amigos entre outros.

A terapia cognitivo – comportamental é eficaz no tratamento da ansiedade, combinada com medicamentos específicos, quando necessário. A terapia ajuda a compreender e a lidar com os fatores que causam a ansiedade, reconhecer e substituir pensamentos que causam preocupações na vida diária, gerenciando o estresse para uma melhor qualidade de vida. Saiba mais.